Início > Odontologia > (Des)Valorização da Odontologia

(Des)Valorização da Odontologia

Me espanta o quanto a Odontologia é desvalorizada no Brasil.

Li alguns relatos e percebi que existem alguns fatores mais comentados… Alguns culpam os preços das clínicas populares, outros culpam o CRO, a proporção de dentistas/habitante…

Ao pesquisar o salário de dentistas no exterior, cheguei à média de 30 mil dólares por mês nos EEUU… Me parece que lá só se é possível ter uma consulta odontológica em consultórios particulares então a população já está ‘acostumada’ (aceito correções, caso esteja errada). Isso ajuda no aumento do income, mas só me mostra um outro aspecto em relação à valorização da Odontologia no Brasil:

Dois pontos:

• Acomodação do paciente – Pelo fato que a população, muitas vezes, não se dá conta da importância de um tratamento de qualidade e que, por falta de dinheiro para pagar o preço proposto pelo consultório, acaba buscando os preços mais baixos (não generalizando as clínicas, mas partindo do pressuposto que quanto maior a qualidade, maior o preço a ser pago).

• Acomodação do profissional – A competitividade gerada pela quantidade de dentistas no mercado faz com que a os CDs ofereçam uma oferta proporcional à procura. Uma oferta questionável, diremos assim.

Sei que não tenho experiência alguma a respeito do assunto. Muitos de vocês podem, melhor do que eu, definir essa desvalorização, por vivê-la. É um assunto intrigante, de fato. Mas que deve ser continuamente discutido.

Por fim, digo que essa é uma visão muito superficial de alguém que começará a Odontologia em um pouco mais de uma semana, mas que tem uma visão crítica a respeito de tudo o que se passa e se preocupa com o futuro.

Ao contrário do que possam pensar, sou otimista.

E você? Chegou aqui por pensar no assunto? Tem algo a compartilhar? Qual a sua opinião a respeito da (des)valorização da odontologia brasileira?

Comente…

Anúncios
  1. 06/08/2010 às 12:25

    Gostei muito do artigo e tenho a felicidade de dizer que também sou OTIMISTA!

  2. André Fagundes
    17/03/2014 às 11:36

    Nos EUA não chega a isso, inicia com 30 mil por ano.

    • 25/07/2014 às 09:29

      Oi André, vou pesquisar melhor e consultar alguns amigos norte americanos.
      Obrigada pela informação.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s